quarta-feira, 20 de julho de 2011

Apego às coisas intelectuais

Tive realmente um choque quando percebi que eu era tão apegada às coisas intelectuais como já fora às coisas materiais!

Depois de uma aula bastante interessante e estimulante, comecei a ter um faniquito interno, achando que eu precisava aprender mais, saber mais, estudar mais, conhecer mais... Senti um imenso conflito, pois não entendia como conhecimentos tão profundos, e que haviam me parecido tão sublimes, podiam estar me causando, num momento posterior, algo que se parecia mesmo com um tremendo mal estar interno.

Foi então que percebi que eu já havia experimentado, em outros momentos, aquela mesma sensação, aquele mesmo sentimento, mas por outra causa... Aquela era a mesma sensação que eu havia tido há muitos anos, quando passei por uma tremenda crise financeira... Naquela época, eu ia ao shopping, queria comprar várias coisas e não podia... Ali estava novamente a mesma sensação, o mesmo sentimento... O desejo frustrado, a vontade de possuir mais, o mesmo faniquito!

Em um momento passado, eu queria roupas, sapatos, viagens... No outro momento, eu queria cursos, livros, conhecimento... A essência, o querer era idêntico! E a frustração idem...

Assim eu sigo, observando um apego de cada vez... E entendendo que o que está fora só muda, se mudar o que está dentro! Afinal, apego é apego, desejo é desejo, frustração é frustração, não há causas mais ou menos válidas, mais ou menos nobres... O que é é, mesmo que eu tente camuflar a verdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário