
Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças e no equilíbrio das emoções. Essa técnica vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis.
Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica e há várias maneiras de se aproveitar os benefícios das cores, desde o tratamento cromoterápico, com profissionais especializados, até a escolha consciente de roupas, alimentos e cores para a decoração dos ambientes, de forma a potencializar os benefícios desejados em cada situação...
Tabela de Cores
Amarelo - De forma isolada pode proporcionar perda de estabilidade, proteção, meta ou foco. Assim, pode encorajar o nervosismo e a incerteza. Seu uso é sugerido associado a outras cores. Desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura; alguns terapeutas afirmam que o amarelo fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite.
Verde - Associada ao chakra cardíaco, pode ser útil no tratamento de problemas do coração, úlceras, dores de cabeça, casos de câncer e outros. Também pode estar associada afetivamente à paz, natureza, saúde, abundância, tranquilidade, equilíbrio, esperança e juventude. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência.
Turquesa - Reanimadora e refrescante, calmante e suavizante. Tranquiliza o sistema nervoso e as inflamações, além de auxiliar na cura do eczema e no tratamento de problemas da glândula tireóide. Pode trazer também benefícios à pele.
Azul - De todas as cores, essa é a mais curativa. Extremamente relaxante, traz paz, auxilia na remoção de dores de cabeça e enxaquecas e é útil em casos de asma. Afetivamente está associada à verdade, intelectualidade, viagens, serenidade, meditação. Ajuda a baixar a pressão arterial, assim como acalma e traz clareza mental.
Violeta - Traz equilíbrio da consciência entre o material e o divino, por isso auxilia na estabilidade emocional. Eleva a auto-estima, além de devolver o rítmo de todo o sistema corporal. Atua na glândula pineal. Purifica o organismo, atuando de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre os outros músculos do corpo. Também acalma a superexcitação nervosa.
Magenta -Leva à consciência espiritual, auxilia como equilibradora emocional e é estimulante supra-renal. Seu uso é recomendável para propósitos especiais de transmutação de energias materiais mais densas em energia espiritual mais sutil. Cor da realização.
Marron - Cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Materialmente, associa-se à outono, doenças e terra. Afetivamente, a melancolia, orações, etc.
Preto - Atrai todas as vibrações para si, absorvendo-as. Funciona como um isolante. Trata-se da cor da auto-negação.
Branco - Representa pureza em sua forma extrema. Diferentemente do preto, tudo é excluído da cor branca. Tanto a cor branca como a preta encerram em si a total potencialidade. O branco representa a pureza de todos os seres. Por outro lado, encerra o isolamento, já que tudo se exclui dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário