terça-feira, 24 de maio de 2011

O benefício das cores...

Segue uma tabela resumida... Naquele dia em que você se sente um tanto deprimido ao sair para o trabalho, experimente trocar aquela blusa marrom ou a preta básica, por uma cor mais vibrante... Quando se sentir agitado demais, experimente os benefícios de usar uma camisa verde e, se possível, parar para observar as árvores... Pequenas ações podem provocar grandes mudanças!

Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças e no equilíbrio das emoções. Essa técnica vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis.

Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica e há várias maneiras de se aproveitar os benefícios das cores, desde o tratamento cromoterápico, com profissionais especializados, até a escolha consciente de roupas, alimentos e cores para a decoração dos ambientes, de forma a potencializar os benefícios desejados em cada situação...

Tabela de Cores

Vermelho - É vitalizante, estimulante e excitante, atua diretamente na pressão sanguínea. Associa-se ao chakra sacral. Intensifica as funções do corpo estimulando o sistema nervoso e fortalecendo a atividade do fígado. O vermelho está inscrito, em nossa memória atávica, como sinal de perigo, e esse poder de manter-nos alertas e um de seus benefícios.


Laranja - É a cor da alegria, podendo ser usada para dar mais vida a uma atitude. É antidepressiva, promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico, rejuvenesce e vitaliza, podendo também elevar a pressão sanguínea. Associa-se às glândulas supra-renais.

Amarelo - De forma isolada pode proporcionar perda de estabilidade, proteção, meta ou foco. Assim, pode encorajar o nervosismo e a incerteza. Seu uso é sugerido associado a outras cores. Desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura; alguns terapeutas afirmam que o amarelo fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite.

Verde - Associada ao chakra cardíaco, pode ser útil no tratamento de problemas do coração, úlceras, dores de cabeça, casos de câncer e outros. Também pode estar associada afetivamente à paz, natureza, saúde, abundância, tranquilidade, equilíbrio, esperança e juventude. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência.

Turquesa - Reanimadora e refrescante, calmante e suavizante. Tranquiliza o sistema nervoso e as inflamações, além de auxiliar na cura do eczema e no tratamento de problemas da glândula tireóide. Pode trazer também benefícios à pele.

Azul - De todas as cores, essa é a mais curativa. Extremamente relaxante, traz paz, auxilia na remoção de dores de cabeça e enxaquecas e é útil em casos de asma. Afetivamente está associada à verdade, intelectualidade, viagens, serenidade, meditação. Ajuda a baixar a pressão arterial, assim como acalma e traz clareza mental.

Violeta - Traz equilíbrio da consciência entre o material e o divino, por isso auxilia na estabilidade emocional.  Eleva a auto-estima, além de devolver o rítmo de todo o sistema corporal. Atua na glândula pineal. Purifica o organismo, atuando de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre os outros músculos do corpo. Também acalma a superexcitação nervosa.

Magenta -Leva à consciência espiritual, auxilia como equilibradora emocional e é estimulante supra-renal. Seu uso é recomendável para propósitos especiais de transmutação de energias materiais mais densas em energia espiritual mais sutil. Cor da realização.

Marron - Cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Materialmente, associa-se à outono, doenças e terra. Afetivamente, a melancolia, orações, etc.

Preto - Atrai todas as vibrações para si, absorvendo-as. Funciona como um isolante. Trata-se da cor da auto-negação.

Branco - Representa pureza em sua forma extrema. Diferentemente do preto, tudo é excluído da cor branca. Tanto a cor branca como a preta encerram em si a total potencialidade. O branco representa a pureza de todos os seres. Por outro lado, encerra o isolamento, já que tudo se exclui dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário