sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sobre Meditação...


Não há uma forma “correta” de meditação, há dados históricos que comprovam que a meditação é tão antiga quanto a humanidade, e hoje ela vem ganhando o aval de diversas linhas de pesquisas científicas, pelos benefícios que pode gerar, inclusive, fisicamente.

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração), no chinês dhyana torna-se Ch'anna e sofre uma contração tornando-se Ch'an e Zen em japonês, em páli é Jhana.

Há infinitas formas de meditação, mas todas são derivadas de duas formas básicas:
- Meditação livre – aquela que não é conduzida por nenhum instrutor, nem se usa fitas gravadas com instruções, o meditante apenas se senta e deixa que os pensamentos fluam livremente, em silêncio.
- Meditação dirigida - é uma meditação conduzida por um instrutor do início ao fim, ou é dirigida por meio de gravações com a voz do instrutor, ou com a própria voz do meditante. Se as instruções da meditação incluírem imagens, entram no campo da visualização.

Os objetivos da meditação podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.

Pesquise o tipo de meditação que mais se adapta a você e, principalmente, medite... Os benefícios são incontestáveis!


Meditação Budismo Kadampa            Meditação Zen Budista             
Meditação Cristã                                  Meditação Transcendental
Meditação Vipassana                           Meditação Raja Yoga     
Meditação Shinsokan                           Meditação So-Ham





Nenhum comentário:

Postar um comentário