sexta-feira, 20 de maio de 2011

Problemas que vêm, vão e voltam...

A espiral ascendente

Somos criados a partir de Deus... A partir e não por!, pois emanamos Dele, como conseqüência natural do infinito amor divino, assim como minhas unhas emanam da minha mão, como conseqüência natural de minhas funções metabólicas! Já não cremos mais que Deus fique modelando barro, não é?

Seguindo... Uma vez que emanamos Dele, estaremos sempre nele e com ele, mas inevitavelmente fadados a crescer (assim com as unhas)... E esse crescimento se dá, para simplificar e exemplificar, na forma de um espiral ascendente, partindo do amor de Deus e retornando a Ele (próximos da perfeição divina... Próximos, não perfeitos...).

Então, de acordo com essa tese, vamos à questão dos problemas...
Imaginemos que o ponto A (ao lado) é um momento da vida, como muitos outros, cheio de problemas, angústias, dúvidas e aflições... Nós vivemos esse momento, aprendemos com esse momento e encontramos meios para superar esse momento (meios como a meditação, orações, terapias, ajuda de amigos; seja como for, passamos desse ponto)... Isso nos leva a seguir na espiral, pra frente e pra cima...

Quando chegamos ao ponto B, olhamos para o ponto A e pensamos: “Nossa, como me sinto melhor, tão mais equilibrado, tão mais feliz, minha vida nunca mais será a mesma...”
Mas tudo na vida passa (as unhas sempre crescem!), a impermanência é soberana e seguimos na espiral, pra frente e pra cima... Chegando ao ponto C!

Quando chegamos lá, olhamos para os lados e para baixo e notamos que tudo é muito parecido com o ponto A... Angústias semelhantes, aflições e conflitos parecidos... Aí pronto! Surge o caos, vem aquela sensação de impotência e de desânimo, achamos que nada mudou, que nossa vida nunca melhora e que os problemas são sempre os mesmos... Mas não é verdade, mudou muito; as angústias são semelhantes, não iguais, já temos um pouquinho (mesmo que seja muito pouquinho!) mais de conhecimento e estamos um pouco mais perto de Deus!

E a vida segue, continuamos nesses ciclos ascendentes, aprendendo a nos amar e a amar o outro, para podermos novamente ter consciência de nossa união com Deus, assim como tínhamos no Paraíso (no momento da Criação!).

Portanto é sempre bom lembrar que a única coisa permanente na vida é a impermanência... Problemas vêm e vão, e basta que tenhamos a certeza e aceitemos com serenidade o fato de que os problemas atuais irão passar, iremos aprender com eles e novos problemas virão, iremos aprender com ele e novos problemas virão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário