domingo, 15 de maio de 2011

Primeiras considerações sobre Florais

Terapia Floral no combate aos males físicos e da alma 

Se houver aquele que não sofre de males físicos ou da alma que se apresente agora, pois sabemos ser impossível passar por essa vida em brancas nuvens, sem padecer de dores físicas e emocionais.

Sofrer, todos nós sofremos, resta-nos buscar os meios ao nosso alcance para tornar esse sofrimento suportável e, se possível, proveitoso de alguma forma...

Não são poucas as filosofias, religiões, doutrinas (e hoje até muitos setores da ciência) que nos informam sobre a importância de uma mente sadia para termos um corpo são, mas o que parece ser o mais difícil de compreender é como adquirir, onde comprar, essa tal “mente sadia”, o que fazer quando o corpo definitivamente já não está saudável?!

Ninguém em sã consciência negaria ou prescindiria dos recursos da medicina alopática; uma vez doente, o corpo deve ser devidamente tratado pelo médico especialista competente. Mas será que isso basta? Quantas úlceras vão e voltam? Quantas dores, amenizadas por antiinflamatórios e fisioterapias, não voltam a nos tirar, muitas vezes, a alegria de viver? E quantos sofrimentos e desilusões não nos tiram o juízo a ponto de quase desistirmos de viver?

Para qualquer que seja o problema, a sabedoria de Jesus parece inquestionável, “conhecei a verdade e a verdade vos libertará”; somente descobrindo as causas verdadeiras é que se podem cessar os efeitos! E esse é o auxílio a que se propõe a Terapia Floral. Segundo Dr. Edward Bach, "A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais".

O Dr. Edward Bach nasceu na Inglaterra em 1886. Foi médico cirurgião, membro da Academia Real de Cirurgiões, licenciado pela Academia Real de Médicos e diplomado em Saúde Pública. Entre 1930 e 1936 ele descobriu, aperfeiçoou e aplicou um sistema sofisticado de cura através de plantas silvestres, flores e árvores do campo, hoje conhecido como Florais de Bach.

O sistema do Dr. Bach vem sendo cada vez mais utilizado e reconhecido em todo o mundo e, quando devidamente aplicado, tem apresentado grande sucesso em tratamentos de ansiedade, depressão, stress, síndrome do pânico, apatia, baixa imunidade, dores crônicas, alergias, irritabilidade, obesidade, entre outros.

Os Florais de Bach não tratam os sintomas físicos das doenças, eles tratam o estado de ânimo e o temperamento das pessoas. Conforme o paciente recobra suas forças, os Florais e o Terapeuta Floral o auxiliam em seu processo de autoconhecimento para que surjam dentro dele os meios para sua recuperação.

Reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e utilizados no Brasil pelo SUS desde 2006, os Florais de Bach são de ação benigna, não provocam qualquer tipo de dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança. Sua utilização pode ser associada tanto ao tratamento alopático, se necessário, como a outras Terapias Complementares: como Reiki, Cromoterapia, Massagens Terapêuticas, etc.

Todos os recursos disponíveis e que possam nos auxiliar em nosso reequilíbrio energético, físico e mental devem ser explorados, para que possamos tornar nossas existências, se não livres de sofrimentos, pelo menos, muito mais produtivas e agradáveis...

“A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa e total união entre a alma, mente e corpo, isto não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos.” - Dr. Edward Bach 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário