terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobre a aceitação do outro...

Algumas reflexões que surgiram da conversa com amigos...

Gostaria de que aquilo que considero serem minhas virtudes não se convertesse em pretextos para eu me criticar os outros! Não me parece haver grande virtuosidade nessa conduta...

De que me adianta não comer carne, se isso é motivo pra criticar quem come? De que me adianta ter orgulho da minha "generosidade", se critico quem eu acho que é egoísta? De que adianta dizer que "creio em Deus", se olho com menosprezo pra quem diz que não crê... Aquilo que me separa do outro jamais pode ser considerado uma virtude, penso eu!

Acho que só aceitamos no outro aquilo que já somos capazes de aceitar em nós mesmos... Senão, o máximo que conseguimos fazer é ter um postura de condescendente superioridade: "Coitado, fulano ainda não entende isso!..." E, neste caso, quando não há aceitação verdadeira, não há troca, não há união...



Nenhum comentário:

Postar um comentário